Rapport é uma técnica da psicologia utilizada para estabelecer um relacionamento mais próximo entre pessoas. Para a empresária Cláudia Angélica Martinez, um bom vendedor usará todos os argumentos a seu favor, inclusive poderá usar a técnica de rapport. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:
Mas afinal, o que é rapport?
Como mencionado, o rapport é uma técnica da psicologia que significa relatar ou trazer de volta. É bastante utilizado na área de vendas para criar uma ligação de simpatia com o cliente através de uma comunicação harmônica e empática.
Podemos dizer que o rapport é uma forma de imitar os gestos, tons de voz, estilos e ideias entre o vendedor e o cliente a fim de conseguir compreender mais sobre como o indivíduo se sente e assim estabelecer a conexão. Segundo a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, o profissional de vendas que consegue iniciar a conversa com base no rapport, consegue atingir a receptividade do cliente mais facilmente.
Quais os benefícios do rapport para o empreendedor?
Todas as ações para a melhoria das vendas ao cliente devem ser levadas em consideração, reitera a empresária Cláudia Angélica Martinez. Por isso, conhecer a ferramenta Rapport é uma forma de inovação para o negócio. Além disso, as técnicas do Rapport são mais do que informações e ações aleatórias, elas fazem parte de uma nova maneira de se portar diante dos clientes de forma que a conexão entre o negócio e o comprador seja cordial e resulte em bons retornos.
Entre os vários benefícios que se pode conquistar com o rapport, podemos citar a melhoria na comunicação da empresa com o cliente, melhoria na negociação através de ofertas que sejam interessantes ao público alvo do negócio. Com a técnica de rapport há o aumento de vendas dos produtos e serviços já que o vendedor consegue oferecer ao cliente exatamente aquilo que ele procura.
Conheça 3 técnicas de rapport para vender mais
Agora que você já sabe o que são rapport e quais seus benefícios quando aplicadas corretamente, veja também algumas técnicas para serem aplicadas no processo de vendas:
Faça contato visual com o cliente
Para muitas pessoas, quem não consegue manter o contato olho a olho significa falta de confiança no que está dizendo. Portanto, causar esse sentimento em seu cliente não é uma boa maneira de começar uma venda. Para Claúdia Angélica Martinez, o vendedor não pode evitar o contato visual, perceba também quais são as reações durante a reunião e se adapte conforme for se desenrolando a conversa.
Faça elogios sinceros
Quem não gosta de ser elogiado?! Fazer elogios sinceros sempre que for possível, sem ser constrangedor é uma forma de apelar ao ego do cliente, fazendo com que ele se sinta mais próximo do vendedor. Seja específico ao elogiar, procure sempre fazer o elogio a pequenas coisas que as outras pessoas não costumam enxergar. Isso fará com que o cliente veja que o vendedor saiu do superficial.
Seja paciente
Você com certeza já ouviu falar que a paciência é uma dádiva para poucos. Para a empresária Cláudia Angélica Martinez, a principal característica de um bom vendedor é ser paciente. Isso porque, lidar com o cliente exige esse cuidado, já que muitas das vezes acontecerá interrupções e a necessidade de explicar mais de uma vez o mesmo assunto.