Baixar o não baixar: Aplicativo da copa do mundo pode rastrear usuários

Amaury Benoit
Amaury Benoit
Raphael Gerk Viana

Privacidade na internet tem sido uma pauta importante para usuários de diversos aplicativos. Para Raphael Gerk Viana, isso ocorre por causa dos golpes que muitas pessoas sofrem e acabam servindo de exemplo e de alerta para outros usuários. 

Por esse motivo, aplicativos que supostamente geram algum risco começam a ser barrados e contraindicados, como alguns novos apps que surgiram para os fãs de futebol. Quer saber se você deve ou não fazer o download desses aplicativos? Continue lendo: 

Aplicativos oficiais da Copa do Mundo 

Segundo o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, o aplicativo oficial representa sérios riscos à segurança de seus usuários. Entretanto, ele é recomendado para turistas que chegam ao país, passando a ser exigido até para quem precisar de ajuda com localização e atendimentos médicos. 

Por que é recomendado que os turistas não baixem?

O acesso a informações é algo que passou a ser cobiçado por empresas e governos mundiais. Por esse motivo, manter seus dados seguros é sempre uma boa maneira de arriscar fraudes ou qualquer outro tipo de dores de cabeça. Por esse motivo os aplicativos da Copa do Mundo são considerados tão inseguros. Segundo Raphael Gerk Viana, eles são chamados por especialistas como “spyware” por ter acesso a informações, bem como poder ler e alterar informações e até mesmo fazer chamadas.  

O que são aplicativos Spyware?

Spyware é o nome dado a um tipo de malware, ou para o português, arquivo malicioso. Esse tipo de vírus fica oculto no sistema enquanto secretamente registra e rastreia atividades online, reitera o especialista Raphael Gerk Viana. Além dessas características, os spyware podem fazer cópias e registros que facilmente podem ser enviados para criminosos e alguns podem até ligar câmeras e microfones. 

O que diz o catar sobre a falha de segurança?

O governo do Catar não declarou nada referente aos questionamentos sobre a segurança dos aplicativos. Empresas como o Google e a Apple também não se pronunciaram sobre o assunto e continuam mantendo os apps em suas lojas de aplicativos. O Catar pretende receber cerca de 1,5 milhões de visitantes para o evento futebolístico, para Raphael Gerk Viana é recomendado que os turistas fiquem de olho em seus dados para evitar maiores dores de cabeça. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *