Você sabia que, antes de descartar alimentos durante o preparo de um prato, é possível reservá-los para outro consumo? Flavio Giusti, criador do VegetariRango e escritor de culinária, comenta que, infelizmente, há uma prática muito comum de desperdício no mundo: a de descartar alimentos que ainda podem ser aproveitados.
Muitas pessoas têm o hábito de jogar fora alimentos como caldo de legumes ou de demais cozimentos, cascas, raízes ou folhas que podem ser tão nutritivas quanto as partes tipicamente aproveitadas ou, até mesmo, utilizadas em demais receitas. Por isso, a dica de Flavio Giusti, vegano há mais de dez anos, é para que os consumidores sempre se tentem quanto a importância de verificar se um alimento deve ou não ir para o lixo.
É o caso da receita ensinada pelo ex-MasterChef em seu canal do Youtube. Flavio Giusti ensina como preparar chantilly vegano utilizando algo comumente desperdiçado: a água do grão de bico cozido! Isso mesmo, aquela água que cozinhou o alimento não precisa necessariamente ser descartada.
Sendo assim, se você é vegano ou possui outra restrição alimentar em sua dieta que te impede de consumir alimentos com derivados do leite, vale a pena conferir essa receita para preparar um delicioso chantilly para incrementar suas sobremesas e adocicar a vida em diferentes momentos do dia!
Como preparar um delicioso chantilly vegano
Assim como demais receitas ensinadas pelo criador do VegetariRango, o preparo do chantilly vegano não possui segredos e conta com ingredientes acessíveis. Por isso, é hora de unir cada um dos alimentos e colocar a mão na massa para preparar essa deliciosa iguaria que será uma excelente alternativa para as suas receitas!
Para preparar o delicioso chantilly vegano, basta contar com os seguintes ingredientes: 2 caixinhas de grão de bico cozido (somente a água de cozimento, que dá 1 xícara ou 250ml), 1 e 1/2 xícara de açúcar refinado, 1/4 de colher de chá de goma xantana (ou emulsificante de sorvete ou cremor de tártaro), algumas gotas de limão e raspas de limão. O passo a passo pode ser conferido no vídeo produzido por Flavio Giusti (www.youtube.com/watch?v=THKq1NZZdms&list=).
E, então, receita mais do que aprovada, certo? Para preparar mais receitas como essa e se deliciar com excelentes pratos da culinária vegana, vale a pena conferir os conteúdos produzidos por Flavio Giusti em seu canal do Youtube e Instagram (@vegetarirango). Não obstante, participe de seus cursos ministrados anualmente em diferentes cidades e países para se especializar no preparo de queijos veganos.