De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, contrair ISTs deve ser algo a ser evitado em todo e qualquer momento da vida de qualquer pessoa. Entretanto, durante uma gestação, esse cuidado deve ser redobrado, pois pode apresentar riscos não só para a mãe, mas para o bebê que está chegando também. Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!
O que são ISTs?
De acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, as Infecções Sexualmente Transmissíveis, anteriormente conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos que são transmitidos, principalmente, durante as relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de preservativos.
Ainda nesse sentido, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior ressalta que as ISTs também podem ser transmitidas de mãe para filho, quando a gestante se encontra contaminada, acarretando diversos problemas para o bebê. Por esse motivo, é de suma importância manter o os exames atualizados e nunca deixar de usar a camisinha feminina ou masculina durante oas relações sexuais.
Tipos de ISTs
Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, existe um equívoco no imaginário popular de que a única infecção que deve ser evitada a todo custo é a AIDS, causada pelo vírus do HIV. Entretanto, é importante ressaltar que a falta de cuidado com as outras infecções pode trazer problemas tão graves quanto a evolução da AIDS. Logo, gestantes devem se manter longe do risco de contrair qualquer uma delas.
Riscos que a ISTs trazem durante a gravidez
Abaixo, você poderá conferir 3 dos principais riscos que as ISTs podem trazer, se contraídas durante uma gestação:
- Surdez causada pela Sífilis
Em primeiro lugar, temos a surdez que é causada pela Sífilis. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a bactéria que causa essa infecção pode atravessar a placenta e alcançar o bebê, mas a infecção também pode acontecer através do canal do parto. Vale a pena ressaltar que, além da surdez, a Sífilis também pode causar cegueira no bebê e retardo mental.
- Pneumonia por Clamídia
Assim como a Sífilis, a Clamídia também é causada por uma bactéria. O Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que o grande problema é que a Clamídia não costuma apresentar sintomas, sendo assim, acaba passando despercebida em 80% das mulheres. Se não tratada antes do parto, o bebê pode ser contaminado durante o seu nascimento.
- Microcefalia por Herpes
Muitas pessoas acreditam que a Herpes não é uma infecção grave, entretanto, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que se não for tratada, ela pode acarretar diversos problemas na saúde da gestante e da criança. Sendo assim, o bebê pode nascer com retardo no crescimento fetal, microcefalia, malformações e hepatite.
Podemos concluir que é de suma importância manter o seus exames em dia durante a sua gestação e manter o uso de preservativos, assim, você e seu bebê estarão protegidos!