Preservar a reputação é uma tarefa fundamental para as empresas. O empreendedor, Vicente Conte Neto entende que é importante manter uma imagem positiva no público. No entanto, alguns erros, mesmo os mais pequenos, podem prejudicar a percepção das pessoas com relação a uma marca. Por isso, para saber quais são estas ações e, consequentemente evitá-las, continue a leitura deste artigo!
Erros que podem prejudicar a imagem de uma empresa
Você já deve ter visto casos relacionados a empresas que prejudicaram a sua imagem devido a alguma ação, não é mesmo? Essas situações, infelizmente, são bastante comuns e servem como um alerta para que os empreendedores invistam em estratégias que garantam uma boa reputação no mercado. Além desse ponto, é importante que os gestores de um negócio evitem alguns erros, os quais estão listados a seguir.
1. Uso inadequado das redes sociais
As redes sociais se tornaram grandes ferramentas para os empreendimentos que querem aumentar a sua visibilidade no mercado, não é verdade? No entanto, caso sejam utilizadas erroneamente, elas podem trazer diversos prejuízos para a imagem de uma empresa. Por isso, é importante ter cuidado ao administrá-las, investindo em estratégias já comprovadas. O empresário Vicente Conte Neto, comenta que é essencial se atentar a esse ponto.
2. Não ouvir feedbacks e reclamações
Outro erro bastante comum que pode fragilizar a reputação de um negócio é o de não dar importância para os feedbacks e reclamações dos consumidores. Entender quais são os questionamentos e sugestões do público pode contribuir para a melhoria e desenvolvimento de uma marca, garantindo uma maior satisfação dos clientes. Além disso, é fundamental ouvir as opiniões dos funcionários e integrantes da organização.
3. Não planejar o conteúdo
Não planejar o conteúdo que será publicado também é um erro que pode prejudicar uma empresa. Especialmente para os negócios que utilizam as redes sociais e demais mídias para a divulgação dos seus produtos e serviços, é importante organizar as informações que serão postadas. Através disso, é possível gerar no público uma percepção mais positiva. Para Vicente Conte Neto — que atua no combate à corrupção — esse é um detalhe essencial.
4. Mentir sobre os produtos e serviços
Apesar de ser uma informação conhecida, é fundamental ressaltar que mentir sobre o produto ou serviço oferecido pode trazer sérios prejuízos para uma empresa. Desse modo, é importante agir de forma clara, fornecendo aos consumidores dados verdadeiros sobre os itens fornecidos. Assim, ao ser transparente com os clientes é possível que a imagem do seu negócio seja preservada.
5. Não investir em uma boa estratégia de marketing
Por fim, o último erro que deve ser evitado é o de não investir no marketing e identidade visual da marca. Especialmente na era da tecnologia, é essencial que um empreendedor saiba como proporcionar uma maior visibilidade do seu negócio, atraindo novos clientes. Conforme pontua o especialista em mercado financeiro, Vicente Conte Neto, é importante elaborar estratégias que tragam esse alcance.